HOME

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CURIOSIDADE Modelos brasileiras sem Photoshop

MODELOS BRASILEIRAS SEM 

PHOTOSHOP

 


O fotógrafo Peter Lindbergh (aquele que fotografou as capas para a edição de abril da Elle francesa, sobre a qual eu falei por aqui) está à frente de um movimento internacional contra o abuso no uso de maquiagem e Photoshop.

 “A alteração das imagens teve um peso muito grande na forma como definimos visualmente as mulheres. Retoques excessivos não devem representar a mulher neste século”, disse ele em entrevista ao jornal americano New York Times.
Antes mesmo de conhecer o trabalho e o movimento lançado por Lindbergh, eu já havia escrito para a
edição #02 da ShareMag um artigo que falava sobre algo semelhante: a saturação causada pelo excesso de tecnologia dos últimos anos. Em meio a toda essa saturação, percebi dois movimentos que cada vez mais ganham força: fotógrafos profissionais que utilizam equipamento amador; e outros que utilizam câmeras profissionais, mas sem pós-edição de imagem.

Seguindo a tendência mundial popularizada por Lindbergh, a
Revista Época publicou fotos de Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann, Raica Oliveira e Luiza Brunet sem retoque algum. Vejamos algumas:

Isabeli ao natural
Foto de campanha publicitária, tratada com Photoshop

Isabeli Fontana deu sua opinião sobre o assunto: “Estão mexendo demais, deixando com cara de boneca de porcelana. A mulher não se sente confortável vendo essas imagens. Aquilo é inatingível. Me deixam mais sarada e sei que não tenho aquele pernão, por exemplo. Também me deixam sem linhas de expressão e aumentam a boca.”


"Raquel de "cara limpa
Perfeitinha, em anúncio da Versace
A gaúcha Raquel Zimmermann também não gosta de modificações excessivas: “Uma vez fiz uma campanha que, quando a vi pronta, pensei que tivessem colocado outra em meu lugar.

Deixaram meu rosto totalmente diferente.”
Raica, em imagem sem tratamento


...e depois de alguns ajustes

Para Raica Oliveira,

 Existem fotos tão modificadas que a modelo fica parecendo um robô, uma Barbie”, diz Raica. “É a tal da beleza perfeita, irreal, que cria problemas para quem quer ficar igual à que está na revista.

 Elas buscam a perfeição que não existe.”

 
Luiza, linda e sem retoques aos 47 anos
Em ensaio para uma revista brasileira


Fotos naturais não são novidade para Luiza Brunet: há alguns anos, ela e a filha Yasmin posaram para o fotógrafo Terry Richardson completamente nuas, sem maquiagem e sem tratamento de imagem. “Na minha geração, não tinha essa manipulação das fotos.

 As pessoas eram o que eram, mostravam sua beleza natural.

Fiquei impressionada quando percebi que agora fazem tantos retoques. É um exagero, perde-se a personalidade, fica todo mundo parecido. Tenho 47 anos, tenho consciência disso e não preciso aparentar ser mais nova. Não tenho problema nenhum com meu corpo.

Envelhecer é irreversível, e toda idade tem sua beleza. Sempre peço para não me deixarem com o corpo de uma menina de 20 anos.”
“Quem é bonito é bonito sem maquiagem. A pessoa acorda sem precisar de retoque.

Nenhum comentário: